quarta-feira, 13 de junho de 2007

A TRAGETÓRIA


O primeiro contato de Lívia com a dança foi na escola, com as cantigas que sempre gostou e que adorava cantar no recreio com suas amigas. Foi então que sua mãe a colocou no Centro de Dança Rio para fazer aulas de jazz, em 1994 (sendo que a sua 1ª apresentação num espetáculo da academia foi em Alice, 1996, pois antes disso ela tinha vergonha de dançar jazz em público).
Mas o que a incentivou mesmo foram as apresentações de final de ano da escola, e depois, na 3ª série, quando a turma começou a fazer folclore.
Na Academia sempre fez aulas de jazz, desde os 7 anos, e somente com 12 que começou o ballet clássico.
Esse ano, 2007, completará dois anos de formada pelo curso do Centro de Dança Rio (Curso Técnico de Formação de Bailarinos para Corpo de Baile, com os estilos de ballet clássico, jazz, sapateado, moderno e folclore).
As pessoas que mais marcaram a sua vida, influenciando no seu crescimento artístico, foram: Deborah Bastos e Patrícia Leite - as primeiras professoras de jazz; e Darlene Varella e Andréa Salles - as professoras de ballet clássico.
Os três anos de grupo de folclore na Academia também é um fato marcante e significante na história de dança de Lívia. Nessa parte ela recorda dos vários palcos em que tiveram a oportunidade de dançar e das boas viagens que fizeram em grupo, como para Rio das Ostras (a melhor viagem), e Nova Iguaçu (melhor apresentação e melhor dia).
Nunca fez nada de importante na televisão, mas já dançou em muitos espetáculos de final de ano das escolas, em escola de samba, e nos grupos da academia. Lívia já aproveitou um curso de dança folclórica pela faculdade Estácio de Sá em uma de suas férias.
Lívia tem grande admiração pela bailarina Ana Botafogo. A conheceu depois que muitas pessoas, sabendo que Lívia queria ser bailarina, a perguntavam se seria como essa grande estrela. Com a curiosidade em saber quem era Ana, Lívia começou a pesquisar sua vida, vê-la dançar. E assim, não é por menos, começou a admirá-la.

Hoje o envolvimento de Lívia com a dança está também nas aulas de jazz no Centro de Dança Rio, como estagiária na turma de iniciante (crianças de 7 anos), médio (crianças de 8 anos) e adiantado (crianças de 9 anos), e tem tido a experiência como estagiária na Obra Social Dona Meca também.

Não dança mais sapateado (apenas em 2003 e 2004, enquanto fazia o curso profissionalizante na academia, e faz aulas de jazz e afro no CDRio. Está no 5º período do curso de dança da UniverCidade.