quinta-feira, 14 de junho de 2007

O trabalho


Há um ano e dois meses Lívia é voluntária de um projeto social com jovens portadores de deficiência física. Na Obra Social Dona Meca Lívia já trabalhou com crianças portadoras de até sete anos de idade e hoje ajuda a mestre em psicopedagogia pela UNESA/2000, Rosana Fachada, com as pré-adolescentes.
Acontecem aulas de dança para a distração, para o aprendizado, e de psicomotricidade para o desenvolvimento psicológico e motor da criança, onde o contato com as crianças e adolescentes é muito real e próximo. Difícil lidar com alguns desses que, além de serem carentes economicamente, se consideram mais inferiores por causa da deficiência física. Mas, recompensador, é ver alguns dos resultados obtidos com as aulas e com as relações estabelecidas no lugar.
Têm dias em que Lívia está indisposta, cansada. O trabalho com essas pessoas é mesmo estressante, fazendo com que o facilitador se sinta esgotado. Mas nesses momentos a força não pode escapar. Força de vontade, determinação, são fundamentais. O estímulo a si mesmo, o pensamento nas conseqüências, a lembrança das crianças, são o que move a ida à Instituição. Essas pessoas precisam de atenção, carinho, ajuda.
Essa experiência Lívia nunca esquecerá, e certamente muito influenciará no resto de sua vida. Momentos como esse, vivências como essas, ela alerta para que todos possam ter, e assim aprender um pouco mais com quem muito tem a mostrar.
Continuar o quanto pode nessa área e, se acontecer, de desenvolvê-la mais no futuro, é o que Lívia toma como uma de suas escolhas para a vida profissional e pessoal futura.